Os espaços na APISAL são organizados de forma a proporcionar um ambiente seguro, flexível e que transmita bem-estar. As salas são equipadas com materiais didáticos, alguns construídos pelas crianças, que refletem o dia a dia e as vivências do quotidiano.
Sendo uma associação centenária, ao longo dos anos têm sido feitas obras de melhoramento e de ampliação das instalações.












©Nuno Correia
Projeto de reabilitação em curso
O projeto educativo da Associação Pró-Infância Santo António de Lisboa (APISAL) foi pioneiro na sua origem oitocentista; no entanto, a arquitetura do edifício atual é um retalho de diversos momentos de construção ocorridos ao longo do século XX. Herdeira do legado de oitocentos, a APISAL ambiciona retomar uma visão educativa pioneira e, para dar forma a uma nova identidade, pede que se erga uma nova arquitetura.
Neste edifício pretendem-se seguir princípios pedagógicos fundados em Reggio Emilia, dignificando a criança e sublinhando a particularidade de uma comunidade marcadamente multicultural. A arquitetura da nova escola deve ser, em si, uma componente de aprendizagem, apresentando-se como um lugar transformável, com espaços luminosos relacionados visualmente entre si e com o pátio central através de transparências, construído segundo princípios de sustentabilidade.
A APISAL é um todo formado da sobreposição de tempos e de identidades. A missão deste projeto de arquitectura é sublinhar a harmonia na diversidade.