Em conjunto com as famílias damos lugar às emoções e sensações vividas por todos os atores.
Na Creche pretende-se que …
… as crianças desenvolvam competências num clima de confiança e respeito e que suas vozes e ideias sejam consideradas,
… sejam promovidos momentos de partilha, relação e cooperação,
…. se desenvolvam oportunidades para experimentar, vivenciar e concretizar num tempo e espaço adaptados às necessidades e interesses das crianças,
…. se construam aprendizagens com significado.
Para que estas oportunidades aconteçam, trabalhamos diariamente em equipa e em estreita relação com as famílias, num ambiente colaborativo, positivo e de relação.
PEDAGOGIA EM PARTICIPAÇÃO
A procura de uma Proposta Pedagógica para a Creche e Educação Pré-Escolar partiu de um repensar sobre a prática pedagógica desenvolvida na APISAL e na intenção de abraçar uma filosofia educativa que promovesse a participação ativa das crianças desafiando- as olhar o mundo de forma a construir sentidos para a existência e a ser atuantes sobre a realidade.
Assim, considerou-se a Pedagogia em Participação - a perspetiva educativa da Associação Criança -, como a que melhor responde às intenções e expectativas da APISAL pela forma como reconhece a criança como ser participante e com competência e pelos próprios princípios que a fundamentam.
“Os eixos de intencionalidade educativa da Pedagogia-em Participação
Fonte: Oliveira-Formosinho (2016a)”
A Pedagogia em Participação é uma pedagogia socioconstrutivista participativa para a educação de infância, em desenvolvimento desde o início da década de 1990, sendo utilizada em vários centros de educação de infância em Portugal. A Associação Criança é apoiada, desde a sua criação, pela Fundação Aga Khan Portugal.
Para o efeito, as Coordenadoras de Creche e Educação Pré-Escolar da APISAL foram integradas no curso de Formação de Formadores na Pedagogia em Participação, a convite da Fundação Aga Khan, o que lhes permitiu também formar, em contexto e de forma contínua, a restante equipa educativa.
“A intencionalidade educativa da Pedagogia-em-Participação vê a criança como portadora de impulsos, interesses e motivações que criam intencionalidade e propósitos, com os quais se orienta para o mundo e para ser no mundo com os outros, sentindo e pensando, explorando e comunicando, expressando e narrando.” (Oliveira-Formosinho, 2018, p. 41).”
Formosinho, João & Oliveira-Formosinho, Júlia. 2013. Pedagogia-em-Participação: A Perspetiva Educativa da Associação Criança. Porto Editora.